terça-feira, 30 de setembro de 2008

Biossegurança


"É a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal e o meio ambiente"
(Comissão de Biossegurança em Saúde, 2002)

"É o conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, as quais possam compromete a saúde do homem, dos animais, das plantas, do ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos."

(Comissão de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz, 2003)

Princípios de segurança para manuseio de produtos químicos

As informações a seguir devem ser consideradas relevantes para a segurança e a saúde de trabalhadores envolvidos com produtos químicos.

- Todo laboratório deve possuir a identificação do responsável e do telefone de contato afixada na porta de acesso ao mesmo.

- Os laboratórios dem possuir equipamentos para combate e prevenção de incêndio, tais como: caixas de areia, extintores de incêndio dos tipos: CO2 e pó químico, que deverão ficar em lugares de livre acesso.

- Tomar conhecimento dos riscos associados aos produtos químicos a serem usados, observar e providenciar os cuidados apropriados antes de começar a trabalhar. Estar familiarizado com os sintomas da exposição aos produtos químicos com os quais trabalha e observar as normas de segurança necessárias ao manuseá-los.

- Saber a localização dos equipamentos de emergência, tais como alarmes, extintores de incêndios, lava-olhos, chuveiros e saber como usá-los corretamente.

- Saber usar os extintores antes que o incêndio aconteça.

- Nunca manusear produtos sem estar usando o equipamento de segurança adequado para cada caso.

- Nunca fazer improvisações.

- Não desviar jamais a atenção do colega de trabalho enquanto ele estiver manipulando produto químico perigoso.

- Usar somente produtos químicos perigosos com propósitos específicos.

- A utilização de qualquer material que venha a prejudicar ou colocar em perigo a vida, ou a saúde dos usuários do ambiente, ou que causem incomodo, deve ser discutida ou comunicada ao responsável do laboratório, o qual autorizará e orientará o evento sob condições de segurança.

- Ficar atento às condições de falta de segurança e, se for o caso, implementar ações corretivas.

- Prender cabelos longos, e usar os equipamento de proteção individual - EPI (óculos, máscaras, luvas, capa, botas, etc). Usar proteção para os olhos, face e mãos quando necessário. Usar equipamentos de segurança adequados, para se proteger de exposição a gases, vapores e aerossóis. Usar jaleco de algodão com mangas compridas.

- As lentes de contato podem reter contaminantes na superfície do olho e impedem o fluxo de limpeza natural. Não devem ser usadas no laboratório quando existe o risco de vapores ou respingos, a menos que os óculos de grau não possam ser usados por razões médicas. Neste caso o supervisor ou responsável pelo laboratório deve ser informado tomando as decisões cabíveis de forma a minimizar os riscos. Os óculos de grau não seguem as especificações de segurança para óculos de laboratório e devem ser cobertos com óculos de segurança.

- Não usar bermudas, saias ou calçados abertos.

- Observar a vida útil e a especificação dos EPI´s e substituí-los sempre que necessário.

- Não fumar, não comer, não beber ou maquiar-se no laboratório. Isto inclui não guardar alimentos e/ou bebida na geladeira ou freezer do laboratório.

- Evitar trabalhar sozinho, e fora das horas de trabalho convencionais.

- Nunca pipetar com a boca; utilize pêras de sucção, trompas de vácuo ou bombas especiais.

- Usar luvas de isolamento térmico ao manipular material quente.

- Verificar se o sistema de exaustão funciona perfeitamente.

- Inspecionar, periodicamente, os equipamentos de segurança, vidrarias e instalações, em busca de vazamentos, rachaduras, furos, etc, antes de trabalhar com produtos químicos perigosos.

- Certificar-se da tensão de trabalho da aparelhagem antes de conectá-la a rede elétrica. Quando não estiver em uso, os aparelhos devem permanecer desconectados.

- Manter recipientes separados para vidrarias contaminadas e descontaminadas.

- A quantidade de reagentes armazenados em cada laboratório deve ser limitada a critério do responsável pelo laboratório. Nunca armazenar produtos químicos em locais impróprios.

- Não cheirar nem provar produtos químicos perigosos.

- Não retornar reagentes aos frascos originais, mesmo que não tenham sido usados. Evitar circular com eles pelo laboratório.

- Manter o local de trabalho limpo e desobstruído. Limpar a bancada e o piso, após cada serviço.

- Realizar os trabalhos dentro de capelas ou locais bem ventilados.

- Limpar, imediatamente, quaisquer derramamentos acidentais de produtos químicos, seguindo as orientações do chefe do laboratório.

- Não jogar material insolúvel nas pias (sílica, carvão ativo, etc). Usar um frasco de resíduo apropriado.

- Não jogar resíduos de solventes nas pias. Resíduos de reações devem ser antes inativados, depois armazenados em frascos adequados. Nunca jogar no lixo restos de reações.

- Qualquer danificação ou defeito com necessidade de reparo, que envolva aspectos de segurança devem ser comunicados imediatamente.

- Em caso de incêndio, manter a calma, desligar os aparelhos próximos, iniciar o combate ao fogo, isolar os inflamáveis, chame os Bombeiros.

- Nunca entrar em locais de acidentes sem uma máscara contra gases.

- Em caso de acidente (por contato ou ingestão de produtos químicos) procurar assistência médica indicando o produto utilizado. Se atingir os olhos, abrir bem as pálpebras e lavar com bastante água. Atingindo outras partes do corpo, retirar a roupa impregnada e lavar a pele com bastante água.

- Comunicar qualquer acidente e incidente ao chefe do laboratório e a seguir registrá-los.

- Lavar as mãos após a manipulação de produtos químicos perigosos, antes de sair do laboratório e antes de comer ou beber.

- Não transportar produtos químicos de maneira insegura, principalmente em recipientes de vidro e entre aglomerações de pessoas.

- Manter desbloqueadas as saídas e os acessos aos equipamentos de emergências.

- Ao sair do laboratório, o último desliga tudo, e verificando se tudo está em ordem.

Nenhum comentário: